Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sapos do Ano

Evento independente que visa premiar os melhores blogues da nossa praça (não ligado a qualquer plataforma/empresa ou entidade)

Sapos do Ano

Evento independente que visa premiar os melhores blogues da nossa praça (não ligado a qualquer plataforma/empresa ou entidade)

16.11.19

Finalistas 2019 - Belita, a Rainha dos Couratos

Hoje conversámos com uma das finalistas do Sapos do Ano, na categoria de Culinária e Nutrição, a Maria. Ela é autora do blog Belita, a Rainha dos Couratos.

  1. Conta-nos como foi o nascimento do teu blog? A minha Belita nasceu em 09/06/2006 (já é adolescente!). Nesse dia fui a Lisboa em trabalho a um encontro de ‘team building’ da empresa onde trabalho que decorreu num estádio de futebol. Nesse encontro tivemos que dar corpo a uns personagens e o que me calhou a mim foi esta Belita, a Rainha dos Couratos, que tinha um império de ‘relotes’ de vender sandes de couratos à porta dos estádios. Achei tanta piada ao nome que me apossei dele para dar nome ao blog de comida que andava a pensar criar.  
  2. Como tem sido a interacção com outros bloggers? Tem sido mais através de mail para alguns porque vivo aqui na ‘merdaleja’ [Estarreja] e não me é muito prático assistir a encontros de bloggers que normalmente são em Lisboa… além de que isto é apenas um passatempo, não trabalho nesta área nem tenho nenhum negócio relacionado com comida, basicamente gosto é de comer e como aqui na terrinha não há muitos restaurantes, acabo por me desenrascar a fazer coisas que gostaria de comer se fosse comer fora.
  3. O que achas que leva as pessoas a gostarem do teu blog e a seguirem-te? Assim de repente acho que é por serem da minha família e eu lhes cobrar se não o fizerem! Agora a sério, sinceramente não sei, acho que de vez em quando até me saio bem com as receitas, sou curiosa em relação a ingredientes diferentes e outras cozinhas e talvez isso agrade a quem lê. Acho que a página de FB também ajuda porque além das receitas costumo pôr lá umas piadas/cartoons que têm algum sucesso, sempre relacionadas com comida ou bebida.
  4. Consideras que o teu blog está bem categorizado nos Sapos do Ano? Sim, excelente!
  5. Quem levarias contigo para a ilha de Adão e Eva? Ovos!!! Ah, espera, quem? O Ottolenghi. Ou o Jamie Oliver. Se calhar a Nigella Lawson. Ou o Nigel Slater, a Meera Sodha, a Tieghan Gerard. E revistas, posso levar? A BBC Good Food, a Olive…

Mas se calhar é melhor levar o meu ‘partenér’ que é o provador oficial da minha Belita!

Quero dedicar este prémio a todos aqueles que… ah, não era esse tipo de texto???

Mais sobre mim: tenho um cão, duas cadelas e duas gatas… moro numa zona semi-rural, semi-industrial. Já vivi e trabalhei em Lisboa durante dez anos mas regressei à minha terra há uns 20.

Quando fiz 40 anos decidi tirar o curso que gostaria de ter tirado se tivesse tido oportunidade de estudar quando acabei o 12º ano. Tirei uma licenciatura em Gestão Hoteleira em Espinho e durante três anos fazia cerca de 100 kms por dia para vir trabalhar em Aveiro, ao fim do dia ir para Espinho e depois regressar a casa em Estarreja. Foram três anos muito duros mas acabei o curso com uma boa média.
Nunca trabalhei na área do curso por ter tido medo de arriscar a saída da empresa onde trabalho já há uns anos dinossáuricos. Mas estou sempre a pensar que quando me reformar vou apostar em algo que dê para dar de comer às pessoas. Até porque as que vão a minha casa gostam tanto que mais vale começar a cobrar por isso J

Sou muito hospitaleira e gosto muito de receber os amigos embora ande a stressar durante dias acerca do que hei-de fazer para eles comerem!

Para mim tudo o que sejam petiscos cai sempre bem, gosto de caril, de comida vegetariana, de doces e o meu prato favorito de todos é Arroz de Cabidela (sim, eu sei que cada vez é menos politicamente correcto mas é mesmo assim…). Gosto de usar as verduras da minha horta, que tento que sejam invulgares (tenho ruibarbo, espargos e pak choi, além dos mais habituais tipo nabiças, couve galega, etc.). Também tenho frutas invulgares como Feijoa, Araçá, Alegria dos Pássaros (Elaeagnus umbellata) e Fisálias, embora estas últimas já sejam bastante comuns.

Ups, era pequeno o texto? Acho que me entusiasmei!

 

Podem votar nesta final aqui

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D