Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sapos do Ano

Evento independente que visa premiar os melhores blogues da nossa praça (não ligado a qualquer plataforma/empresa ou entidade)

Sapos do Ano

Evento independente que visa premiar os melhores blogues da nossa praça (não ligado a qualquer plataforma/empresa ou entidade)

22.11.19

Finalistas 2019 - Guia do Envelhecimento Ativo

Hoje conversámos com uma das finalistas do Sapos do Ano, na categoria de Educação, a Luísa. Ela é autora do blog Guia do Envelhecimento Ativo.

  1. Conta-nos como foi o nascimento do teu blog. O Blog Guia do Envelhecimento Activo surgiu aquando da minha formação em Gerontologia e Educação Sénior. Queria partilhar os conhecimentos adquiridos na área do envelhecimento. Surgiu também da vontade de “desmistificar” a conotação negativa, estereótipos e preconceitos associados ao envelhecimento e mostrar que é uma fase normal da vida das pessoas e que podemos envelhecer de forma saudável e sempre activos. Podemos encontrar textos sobre o envelhecimento, saúde, moda 50+, beleza e exercício físico na 3ª idade.
  2. Como tem sido a interacção com outros bloggers? Tem sido maravilhosa toda esta interacção com outros bloggers da Sapo. Não encontro outra comunidade online com esta comunicação, com esta relação de amizade e cooperação.
  3. O que achas que leva as pessoas a gostarem do teu blog e a seguirem-te? Julgo que o mais importante é que a mensagem do blog – envelhecer ativamente -  chegue ao maior número de pessoas, mais jovens, menos jovens, porque o envelhecimento é a nossa próxima condição e quanto mais informados e preparados estivermos, melhor será esta etapa da nossa vida.
  4. Consideras que o teu blog está bem categorizado nos Sapos do Ano? Não me tinha ocorrido a categoria de educação, mas como não existe a categoria “envelhecimento”, creio que é a mais adequada.
  5. Quem levarias contigo para a ilha de Adão e Eva? As minhas amigas bem-dispostas, de mente aberta, lindas, jeitosas e  que estão a envelhecer como eu!

 

E ainda deixou-nos uma mensagem:

Está a preparar-se para envelhecer?

Sei que a palavra envelhecer pode causar desconforto na maior parte das pessoas.

Afinal, palavras como envelhecer, envelhecimento, velhice, velho, leva-nos para imagens de decadência, doença,  pele enrugada, corpo curvado, rabugice, e todas a conotações negativas que existem.

Esta forma de encarar a velhice, o envelhecimento e o velho, traduz-se amiúde em estereótipos, preconceitos ou discriminação, que por sua vez se transforma em idadismo (discriminação em função da idade) e em particular em velhismo (discriminação para com os mais velhos).

Porque não olhar para um idoso como um ser igual, mas mais velho, com sabedoria, experiência e que muito tem a oferecer?

E quando penso e imagino o envelhecer, vêm-me logo à mente personalidades que souberam envelhecer de uma forma que causa inveja a qualquer jovem ou adulto.

Penso especialmente nos meus pais, a iniciarem os 90, que “atravessaram” a 2ª guerra mundial, o salazarismo, o 25 de Abril e que continuam aqui, ativos, independentes e que ainda ajudam as suas filhas, genros, netas, e bisneta.

 O que fizeram para hoje serem um exemplo de vida a seguir?

Preparam-se para envelhecer!!!

Souberam aproveitar todas as fases da vida, têm uma auto estima elevada, sempre foram valorizados profissional, familiar e socialmente e sabem que ainda podem contribuir e muito!

Têm um objetivo de vida!

Contribuir, ajudar, mostrar que ainda são capazes de grandes proezas!

Souberam cuidar-se física e psiquicamente para estarem nesta última etapa da vida ao seu melhor. 

Tiveram e têm comportamentos e  atitudes saudáveis ao longo da sua vida.

E não se preocupam com discriminações, estereótipos ou outras formas de diminuição.

Ao contrário, fazem questão de mostrar e provar que ser velho é muito gratificante.

Está a preparar-se para envelhecer?

 

Podem votar nesta final aqui

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Luísa de Sousa 22.11.2019

    Obrigada Minha Querida!
    Beijinhos
    Boa Noite!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D